Enviando email...
O QUE É?

O Tilt-up é um sistema construtivo que consiste na confecção horizontal das paredes (painéis) de concreto armado autoportantes utilizando o piso nivelado da própria obra como forma. Uma vez prontos, estes painéis são içados por guindastes, colocados sobre as fundações e escorados até o receberem o travamento através das estruturas metálicas do telhado.

Proporciona rapidez na execução, facilidade de trabalho e segurança, além da manutenção da aparência, personalização, integridade estrutural durante a vida útil do edifício, ou seja, são mais duráveis e de baixíssima depreciação. Há liberdade de criação e personalização das construções, já que não existem modulações pré-estabelecidas.

PROCESSO CONSTRUTIVO

A obra tem seu inicio pela confecção do piso interno definitivo, nivelado a laser, que funcionará como forma para execução dos painéis. Simultaneamente ocorre a execução das fundações. As paredes são executadas sobre o piso, utilizando-se um desmoldante que impede a solidificação das duas superfícies.
Elas são autoportantes, ou seja, não necessitam de pilares para sua sustentação, permitindo a construção de grandes vãos, de até 25 m, sem pilares ou colunas.

Uma vez prontas no chão, após a cura do concreto, estas paredes, também chamadas painéis, são içadas por guindaste, transferindo-as da posição horizontal para vertical, colocadas sobre as fundações e, uma vez verificados prumos e alinhamentos, são escoradas até receberem os elementos de travamento horizontal definitivo (estrutura do telhado metálico).

Utilizando o piso e fôrmas, as paredes já são erguidas com vãos de portas e janelas, além de diversas possibilidades de frisos e texturas diferentes para acabamento.
Painéis com mais de 30m de altura já foram executados, neste 100 anos de existência do sistema. Porém a média usual esta ente 12 e 15m de altura com larguras que variam entre 4 e 6m. Grandes aberturas podem ser previstas. Construções junto a divisas são facilmente executadas sem perda de espaço.

A montagem do telhado é toda realizada no dentro do piso nivelado, exatamente abaixo do local onde será instalado. Em grande parte das obras são utilizadas telhas zipadas, que são retorcidas para se unirem umas às outras. Assim, não há necessidade de parafusos e o que torna possível utilizar telhados com pouquíssima declividade, vencendo grandes vãos com apenas duas hastes.

OBRAS
ARMARINHOS PARANÁ SANTA CATARNA
Apucarana - PR • 7.434,41 m² • Ano: 2004
NORTOX
Rondonópolis - MT • 39.737,12 m² • Ano: 2009
GALERIA DE FOTOS